Matrícula Consular
Se o seu antepassado emigrou antes de 1904, ele perdeu automaticamente a cidadania alemã após 10 anos de residência permanente no exterior se não for feito a inscrição em um consulado alemão (= Registro Consular).
Se a emigração do seu antepassado ocorreu depois de 1º de janeiro de 1904, não precisará mais apresentar o registro consular.
Encontre abaixo os arquivos dos respectivos Consulados Alemães com os registros de nomes de todas as Matrículas Consulares recebidas até a presente data:
Matrícula Consular – Joinville
Matrícula Consular – Juiz de Fora
Matrícula Consular – Porto Alegre A-F
Matrícula Consular – Porto Alegre G-K
Matrícula Consular – Porto Alegre L-R
Matrícula Consular – Porto Alegre S-Z
Matrícula Consular – Rio de Janeiro
Matrícula Consular – São Paulo A-K
Matrícula Consular São Paulo L-Z
Você também pode encontrar o registro de nomes de todos os registros consulares dos consulados alemães no Brasil que foram preservados até hoje no seguinte link: Matrícula Consular
Além disso, esses registros já estão disponíveis na ferramenta de pesquisa invenio online. Não é necessário se cadastrar no sistema ou entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores ou a missão diplomática no exterior.
No link a seguir você encontra a ferramenta de pesquisa invenio online que permite a pesquisa nos seguintes registros consulares e registros de passaportes na Bahia, Belém, Joinville, Juiz de Fora, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santos, São Francisco do Sul e São Paulo: invenio online
Infelizmente os registros consulares dos antigos consulados de Curitiba, Blumenau, Florianópolis, Rio Grande, Erechim, Cruzeiro, Petrópolis, Campinas e alguns outros aparentemente estão perdidos ou o seu paradeiro é desconhecido.
Se você encontrou seu antepassado que emigrou antes de 1904 em um dos registros, entre em contato conosco para que possamos verificar se você tem direito à cidadania alemã.